27 dezembro, 2010

Eu vou ler #2

E aew galera! 
Semana passada o Thiago começou essa coluna e hoje é a minha vez de dizer quais livros pretendo ler. O post está saindo um pouco atrasado pelo fato de meu dia hoje ter sido corrido e tive tempo só agora para sentar e fazer o post. 
Digo desde já que possuo um gosto variado então os livros não seguem um genero só, perceberam isso se repararem nas futuras resenhas...


OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES de Stieg Larsson
Vem da Suécia um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium - da qual este romance, Os Homens que Não Amavam as Mulheres, é o primeiro volume. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos cinqüenta anos, vítima de enfarte, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia -onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série -, a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.
Um dos segredos de tanto sucesso é a forma original com que Larsson engendra a trama, conduzindo-a por variados aspectos da vida contemporânea: do universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral.  
Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. 
  
Um livro que descobri em janeiro e desde então me interessou muito, mas naquela época a falta de dinheiro e o interesse por outros títulos acabou empurrando ele pro fim da lista, mas como ganhei ele de natal, agora, extremamente curioso para descubrir se Harriet morreu ou desapareceu, vai ser o meu primeiro livro de 2011. Mas, já com um pouco de medo pois sempre passo mal com cenas de violência contra mulheres.


Eu Mato de Giorgio Faletti
Neste thriller de estreia de Giorgio Faletti, um agente do FBI e um detetive enfrentam um serial killer em Montecarlo, no glamoroso Principado de Mônaco. Trata-se do caso mais angustiante de suas carreiras: capturar o assassino que anuncia seus próximos alvos por meio de enigmas propostos em telefonemas para um programa de rádio, conduzido por um apresentador carismático.
Para confundir a polícia, músicas são utilizadas como pistas dos crimes, cujas doses de barbárie e astúcia abatem e desnorteiam policiais, investigadores e psiquiatras. Os assassinatos, caracterizados pela frase Eu mato escrita com sangue, são marcados por uma violência que não poupa nem mesmo a pele das vítimas.
O primeiro ataque vitima um piloto de Fórmula 1 e a filha de um general norte-americano. À medida que os crimes dominam as manchetes europeias, o assassino faz novas vítimas, entre elas um gênio da informática e um bailarino russo. Tragédias pessoais afetam e conectam os envolvidos nas investigações.

Esse pretendo ler por simplesmente amar livros policiais e um bom serial killer que já passa seu instinto psicotico na sinopse.


O LIVRO DO CEMITÉRIO por Neil Gaiman
Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. Este é o cartão de visitas de O Livro do Cemitério, mais nova obra do cultuado britânico Neil Gaiman. Com um começo sombrio e violento, diferente do seu habitual, o escritor inglês provoca arrepios no leitor. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor.
Com ternura e talento, Gaiman narra as aventuras de Ninguém pelos caminhos do cemitério. Entre lápides e covas, junto a velhos fantasmas, almas penadas e até mesmo uma feiticeira enforcada, o leitor acompanha o crescimento de Nin, desde um pequeno bebê, até um jovem adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando Ninguém descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas.

Por ter um bebê muito louco que consegue escalar o berço, fugir da sua casa, parar no meio do cemitério e ser criado por seus habitantes, simplesmente me cativou. E além de que, sempre ouço falar muito bem de Neil Gaiman, então este livro está na minha lista.

3 comentários:

Os Homens q não Amavam as Mulheres está na minha lista de vou ler a qse um ano... semre empurro com a barriga...

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/
 
Merda o q falar do Os homens que nao amavam as mulheres...simplismente fodastico,foi o primeiro romance policial q li e dei sorte.Tô doido para ler o segundo e ver o q hollywood vai fazer com o filme.
 
Leia éh muito bom msm!
resenhei no meu blog. Se possivel da uma passadinha lá

http://falooquemedernatelha.blogspot.com/2010/12/os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres.html
 

Postar um comentário