13 abril, 2011

Resenha: Casa Glass - Rachel Caine

Hoje estou aqui pra fazer a resenha do primeiro livro que chegou pra mim do Book Tour da editora Underworld.

Eu já conhecia a série antes mesmo de divulgarem que ela seria lançada no Brasil. Enquanto todos falavam em Diários do Vampiros, House Of Night  e outras séries adolescentes sobre o tema, eu que sempre gostei de vampiros (do estilo Anjos da Noite),  procurava por séries mais desconhecidas, ou com um enredo diferente dos quais estavam na moda. Assim acabei conhecendo Os Vampiros de Morganville, A Passagem e outros que depois também vieram a ser muito comentado e esperados.

Sendo assim, eu tinha uma grande expectativa quanto a série. Expectativa que para a minha felicidade foi alcançada, pelo menos nessa primeira parte.

Claire Denvers é uma garota prodígio de 16 anos, ou como ela mesma gosta de dizer, quase 17, e caloura da TPU (Universidade Texas Praire) na cidade de Morganville. Por ser uma nerd, Claire já não era uma pessoa muito popular e querida, mas a situação piora muito quando ela conquista a inimizade da popular e sociopata Mônica Morrel, ao corrigi-la na frente de sua turma.

Após levar uma surra de Mônica e suas amigas (as moniquetes), ser jogada da escada, e para fechar com estilo, ser ameaçada de morte, Claire decide sair do alojamento da faculdade para morar em outro lugar (Apenas por questão de segurança, se é que você me entende).

"- Olá, você ligou para a Casa Glass. Se você estiver procurando por Michael, ele dorme de dia. Se você está procurando por Shane, boa sorte com isso, porque nós nunca sabemos onde diabos ele está.  - Distante se ouvia risos de duas pessoas - E se você está procurando por Eve, você provavelmente vai encontra-lá no celular ou na loja. Mas, hey. Deixe uma mensagem. E se você estiver procurando a respeito do quarto, venha aqui. É a rua West Lot, n°716 - Uma voz completamente diferente, uma voz feminina cantando gingles, disse - Sim, basta olhar para a mansão. - E então uma terceira voz, masculina novamente. - E o vento levou encontra a Família Addams - mais risos e um bip." 
Página 23
É aí que ela acaba parando na Casa Glass. Lá ela conhece a gótica e simpática Eve, o "rebelde" e prestativo Shane, e o responsável e misterioso Michael, que de início nao queria deixar Claire se mudar pra lá por ela ser muito nova.

Conforme os dias passam, Claire vai descobrindo cada vez mais segredos sobre a cidade de Morganville e a própria Casa Glass. E  o que ela pensou ser apenas uma piada, é a mais pura e assustadora verdade, onde ela terá que se adequar se não quiser morrer. Afinal, além de sua nova inimiga mortal da faculdade, os vampiros estão por toda a cidade. E o pior, eles é que ditam as regras por lá. E quem não tiver a pulseira, que indica quando a pessoa é protegida por algum clã dos sanguessugas, pode "sumir" a qualquer momento.

O livro é de fácil e agradável leitura e a história é contada em 3° pessoa, e como eu sempre digo, esse tipo de narração te dá uma visão mais ampla dos acontecimentos. Os personagens são bem singulares e carismáticos.

Fica evidente que Os Vampiros de Morganville já nasceu pra ser série, diferente de muitos que ganham uma continuação só por ter feito sucesso. Por causa dessa estrutura, Casa Glass é um livro mais focado no clima de suspense da cidade de Morganville, e nas relações criadas entre os personagens conforme o livro passa. Mas não se preocupem, isso não faz com que a a história seja parada e cansativa. O tempo todo ficamos presos pelos mistérios e pelos personagens carismáticos e muito bem construídos. E mesmo nos pequenos acontecimentos a autora consegue nos fazer ficar com os olhos bem abertos para saber o que irá acontecer.

A parte final é ainda melhor, muita ação, descobertas e revelações são feitas. E a forma com que o livro acaba é um balde de água fria, você procura uma outra página pra verificar se realmente acabou daquele jeito. Digno de um final de temporada de seriado, Casa Glass acaba no meio da cena, nos deixando curioso para ler a continuação, com muita raiva da autora por ter feito isso, e da editora que nos fará esperar um certo tempo até ser lançado o próximo. 

Com a exceção de alguns erros, na maioria das vezes a falta de travessão para separar personagem e narrador, coisa que nós da Book Tour estamos relatando a editora para que seja corrigido em uma próxima edição, o livro é muito bem feito e tem uma boa diagramação. Também gostei muito da capa e dos detalhes internos, embora eles não sejam tão bem trabalhados quanto outros livros da editora.

Pra quem já estava cansado de vampiros bonzinhos ou apaixonados, e gosta de YA's, Os Vampiros de Morganville é uma ótima pedida.

 Avaliação

0 comentários:

Postar um comentário