06 junho, 2011

Resenha: Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks

O dia dos namorados está chegando e por isso esperei um pouco para fazer essa resenha :). Esse é a primeira obra que leio do Nicholas Sparks. Já escutei muita gente falando muito bem do dele, principalmente mulheres, mas não tinha muito interesse pois não faz muito o meu estilo (eu sei que esse ano eu já disse muitas vezes isso)
"Não poderia descrever adequadamente a intensidade do que estava sentindo naquele momento. Amor, raiva, tristeza, esperança e medo, juntos em um redemoinho, intensificados pelo nervosismo que tomava conta de mim. Jamie me olhava com curiosidade, e a minha respiração acelerou também. De repente, eu sabia que nunca havia sentido algo tão forte por outra pessoa como acontecia naquele momento."  - pág. 10
Essa é a pura verdade. Independente de chorar ou não, uma coisa é certa. Como o protagonista nos adverte no prólogo, a atmosfera do livro muda completamente no final.

Landon Carter de 57 anos nos conta sobre sua vida quando ainda era adolescente, com apenas 17 anos e cursava o último ano do colégial. Preocupado em conseguir ir para uma boa faculdade,já que sua turma de amigos é vista como problemáticos (isso para a década de 50) e sabendo que não era um dos melhores alunos, ele resolve seguir o conselho do pai e se candidata ao grêmio estudantil, o que tornaria sua ficha um pouco melhor.
Como o seu melhor amigo Eric é jogador do time de Futebol da escola e o garoto mais popular por lá, Landon acaba se elegendo presidente do grêmio estudantil com apoio em massa dos esportistas do colégio.

Mas quando chega o baile de ex-alunos, ele acaba chamando Jamie por não ter uma opção melhor. Ela aceita, com uma condição: Que ele não se apaixone por ela

Jamie Sullivan é o motivo de piada da escola por causa de sua aparência sem graça, por sempre ajudar a todos e sempre falando dos "planos de Deus". Ela também é a filha de Hagbert, o pastor, que não gosta da família de Landon, principalmente por causa de seu avô, que não é uma pessoa muito correta.

Depois do baile, Landon é convidado para participar da já tradicional peça de teatro apresentada de comemoração do natal. Detalhe... Jamie seria o Anjo e ele faria o papel de Tom Thorton, o pai que procura um presente para a filha. 

A partir daí Landon, mesmo que a contragosto e com medo dos amigos verem os dois juntos e tirarem sarro, começa a passar mais tempo com Jamie. E aí... ninguém sabe quais são os Planos de Deus, não é mesmo?

Sabe quando você liga a televisão, não acha nada muito bom pra assistir e acaba deixando na "sessão da tarde", daí você acaba assistindo inteiro e até acha legal? 

Um amor para Recordar é assim. Um livro estilo Sessão da tarde. Tanto que até ganhou uma adaptação. Eu só assisti 30 minutos do filme, mas pelo tanto que vi, é bem diferente. A primeira cena do filme não existe, o protagonista é muito mais cretino do que ele me pareceu no livro e a apresentação da peça de teatro é bem no começo (no livro é praticamente no meio).

É claro que a partir da hora que da uma reviravolta nos acontecimentos, o clima da história muda bastante. Mas alguns filmes que passam de tarde também tem momentos mais amargos... ou não?

Enfim, se você já leu algum livro do autor e gosta, acredito que irá gostar deste. E se você ainda não leu Sparks e não conhece o filme, leia para tirar a dúvida. São míseras 180 páginas de uma leitura leve e até divertida, que tem um final até incomum. 

É também um livro indispensável para quem gosta de um romance puro de adolescentes.

Avaliação

0 comentários:

Postar um comentário