24 janeiro, 2013

Resenha: Um Mundo Perfeito - Leonardo Brum

 Olá pessoas, 1ª resenha minha do ano. A minha mania de ler 4 livros ao mesmo tempo (Carte Blanche, Tormenta de Espadas, A Fundação e Astronautas de Yaveh) acabou por me fazer desistir de ler os mesmos e pegar um livro mais curtinho para devorá-lo em uma semana antes de terminar os 4. (sim, sou esquisito :P) Bom, vamos falar então de Um Mundo Perfeito, 1º livro do autor Leonardo Brum.
"Ismael saiu do escritório em disparada. O sangue subiu-lhe as veias, em um choque que o deixou aterrorizado. Tinha mesmo escutado aquilo?" - pg 23
Estava a equipe do blog na Bienal na estande da Novo Século quando o autor nos abordou e contou sobre seu 2ª livro publicado, chamado Terra Cruz. Apesar do tema vampiro, que está me deixando sobrecarregado apesar de ler apenas 2 livros sobre isso em uns 4 anos, eu fiquei bastante interessado. Mas aí ele contou sobre o 1º livro que ele escreveu também. Não precisava nem ter feito uma sinopse, só as palavras-chave ILHA e MISTÉRIO já me fisgaram (saudades de LOST).

Um Mundo Perfeito conta a história dos moradores da ilha de Pedra Luz que misteriosamente desapareceram da noite para o dia. A cidade é encontrada deserta, a não ser pela presença de uma criatura terrível rondando os céus da ilha. O local guarda uma lenda: sir José Luiz Pereira, o fundador da ilha, roubou o tesouro do famoso pirata Laurel Wind e junto dele, um diamante azul enorme. Capturado por causa do roubo, José Luiz consegue escapar subornando um dos piratas e ao encontrar o diamante deseja secretamente que toda a tripulação de Laurel Wind morra e o deixe em paz. Qual é a sua surpresa quando fica sabendo do naufrágio do navio do famoso pirata.Pedra-Luz vive à sombra dessa lenda e da mesma ganância de seu fundador. As pessoas almejam sempre mais, pensando somente em si mesmas.

Durante a leitura rápida (o livro tem apenas 246 páginas) me senti em um enorme episódio de Além da Imaginação, série clássica do fim dos anos 50 (e seus remakes) que a cada episódio contava uma história diferente de mistério usando vários gêneros como ficção científica, suspense, fantasia e terror.

Cada capítulo se passa ao longo de um dia na Ilha, e vemos vários passados no mesmo período mas sob o ponto de vista de diferentes personagens. Confesso que me senti um pouco confuso no começo e posso até estar um pouco distraído mas alguns trechos do livro mostram certa incoerência. Por exemplo: Determinado evento vai ocorrer as 18 horas em determinado local. Um certo personagem diz que tem então menos de 8 horas para resolver o problema e impedir esse evento. Calculamos aí, que já passa das 10 da manhã, certo? Alguns parágrafos depois sem quebra de tempo, ou mudança de capítulo, temos a informação que são 6 horas da manhã e o sol está nascendo!

São alguns momentos de "opa, peraí, deixa eu voltar aqui um pouco" mas que não atrapalha (muito) a narrativa. O final é que é um pouco corrido, embora fechamos os livros com multiplas interpretações, há algumas pontas soltas que não servem para deixar tudo misterioso, serve mais para desapontar sua não resolução.

Vou fazer uma sacanagem aqui e roubar o que a Camila me disse quando leu "Um Ano Inesquecível": não atendeu as minhas expectativas, mas não deixa de ser bom. Pelo menos me fez querer ler o seu segundo livro sobre vampiros.


0 comentários:

Postar um comentário