A 27ªBienal do Livro em São Paulo acontece entre os dias 6 e 15 de setembro no Distrito Anhembi. O maior evento cultural da america latina contará com diversas atrações nacionais e internacionais, mais de 150 expositores, palcos culturais e terá a Colômbia como país homenageado.
Pensando em te ajudar, preparamos um guia que irá auxiliar tanto quem vai apenas para comprar e quer aproveitar promoções, quanto pra quem busca uma experiência cultural completa mais diversificada ou pra família toda.
DICAS PRÉ-EVENTO
Aproveite o transporte gratuito
A feira disponibiliza onibus gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê do Metrô que começam a circular uma hora antes da abertura dos portões e encerram uma hora depois do fechamento. Essa é uma boa alternativa para quem quer economizar com estacionamento.
Chegue cedo e prepare-se para filas:
Devido a grande quantidade de público, não tem como escapar das filas. O transporte até o evento pode demorar um bom tempo, embora não seja nada se comparada a entrada, que pode levar horas em filas que contornam os quarteirões nos finais de semana. E não pense que ao entrar se verá livre delas. Tem fila para acessar o estande de algumas editoras, para pegar autógrafos, comer na praça de alimentação e pagar suas compras. Chegar cedo fará que o tempo gasto nas filas, não seja tempo útil perdido de evento, além de garantia que o pavilhão e transito interno ainda não esteja exorbitante.
Pense no conforto e praticidade:
Uma certeza é que você andará muito. Por isso, vá com um tênis ou outro tipo de calçado confortável e roupas leves para enfrentar o calor dentro do espaço, intensificado pelo exercício que fará. Leve também uma garrafa de água para se manter hidratado sem precisar parar em filas de bebedouro o tempo todo.
Porém, não se esqueça das mudanças de tempo típicas de São Paulo. Se for ficar até o fim do dia, leve uma blusa na mochila. Quando o pavilhão começar a esvaziar, o ar condicionado finalmente dará as caras, e ao sair da Bienal para esperar o transporte público, sentirá o choque térmico.
Leve mochilas ou até mesmo mala para guardar as compras
A maioria das pessoas fazem suas compras assim que entram na feira. Sendo assim, carregar o peso dos livros o restante do dia se torna um verdadeiro martírio. Caso você visite a Bienal apenas um dia e queira aproveitar para comprar bastante livros, sugiro que vá com uma pequena mala de rodas, pois mesmo a mochila poderá ser um fardo para as costas depois de horas.
Leve algo para comer
Como qualquer evento, comer na praça de alimentação é caro. Levar snacks para matar a fome durante o dia pode lhe render uma boa economia.
Defina suas prioridades
Apenas um dia de visitação pode ser pouco para explorar tudo o que a Bienal do livro oferece. Por isso, caso vá por excursões ou por algum outro motivo, não tenha mais disponibilidade para revisitar, planeje quais atividades e editoras você mais se interessa e comece por elas.
Pesquise os preços antes
Livros hypados dificilmente estarão mais barato na feira que na internet.
DICAS PARA ACHAR OS MELHORES DESCONTOS
Sugestões e observações baseadas em outras edições realizadas em São Paulo.
Leve um pouco de dinheiro em espécie.
As filas para pagamento no cartão demoram muito mais e estão sujeitas a quedas de sistema. Pagar no dinheiro pode te poupar bastante tempo.
Comece garimpando:
Nos estandes de sebos, distribuidoras e promo books, o primeiro dia é perfeito para caçar livros raros ou com descontos melhores que na própria editora. Conforme os dias passam, os livros que sobram são os mais comuns e os que foram danificados durante o evento.
Aproveite para conhecer autores independentes e pequenas editoras.
Uma das experiências mais legais da Bienal é visitar alguma editora pequena e ouvir o próprio autor falar sobre a obra, tendo a possibilidade de já adquirir o livro autografado. Em editoras como Novo Século, que possue selo focado em autores nacionais e a Lura, que promove editais para antologias, também é fácil encontrar os autores promovendo suas obras.
Tipos de desconto
- Editoras com desconto progressivo: Muitas editoras fazem desconto progressivo. Ex: Na compra de 2 livro = 10%, 3 livros =15%... variando apenas as porcentagem do desconto. Vale a pena ir com amigos para fazer compra conjunta. A Record pratica esse tipo de desconto a mais de 10 anos, mas outras editoras grandes, como Intrínseca, Rocco, Planeta e companhia das Letras (em sessões específicas) também já se utilizaram desse método.
- Pateleiras Laterais de Arqueiro/Sextante e Intrínseca com descontos imbatíveis: Tradição nas Bienais, Arqueiro e Intrínseca costumam fazer uma prateleira com descontos especiais. Em 2022, Era possível comprar bestsellers em capa dura por 10, 15 e 20 reais. E conforme o estoque diário acaba, os livros na Intrínseca são substituídos por outros títulos. Passar no estande em diferentes horários e dias, pode ser uma boa tática.
- Senac com 50% de desconto: Em 2022 a editora colocou muitos livros por metade do preço, incluindo quadrinhos e livros técnicos.
- Se o preço não estiver bom, espere o último dia de evento: É comum as editoras fazerem descontos especiais no último dia (principalmente ao final da tarde). Em anos anteriores, o Grupo Autêntica, por exemplo, colocou boa parte dos livros restante do selo Gutemberg, por metade do preço.
Datas e Horários de Funcionamento da Bienal 2024
06/09 (sexta-feira): 09h às 22h
07/09 (sábado) e 08/09 (domingo): 10h às 22h
09/09 (segunda-feira) até 13/09 (sexta-feira): 09h às 22h
14/09 (sábado): 10h às 22h
15/09 (domingo): 10h às 21h
Entre 06 e 14/09, o acesso ao evento é até 21h
No dia 15/09, o acesso ao evento é até 19h
Ingressos Bienal do Livro 2024
Inteira: R$ 35,00
Meia: R$ 17,50 (para estudantes, idosos e crianças)
Gratuito: Crianças de 12 anos ou menos e idosos com 60 anos ou mais têm acesso gratuito.
Você pode garantir o seu ingresso para a Bienal do Livro 2024 online no site oficial.
https://www.bienaldolivrosp.com.br/
Como chegar na Bienal do Livro 2024
Metrô: O Distrito Anhembi está localizado a 1,5 km da estação Portuguesa-Tietê (Linha 1 - Azul). De lá, você pode pegar um táxi ou usar o serviço de transporte gratuito oferecido pelo evento.
0 comentários:
Postar um comentário