13 janeiro, 2011

Resenha - O Pacto - Joe Hil

 Olá leitores assíduos ou nem tanto do nosso blog, venho hoje aqui falar de mais um livro, que em minha opinião, é excelente. Joe Hill escreveu a coleção de contos "Fantasmas do Século XX" e o outro ótimo livro "A Estrada da Noite", e por falar nele, no livro que a resenha está sendo dedicada, tem uma citação sobre Judas Coyne, o querido personagem principal da Estrada da Noite, em um momento tem uma música dele tocando na rádio.

O livro começa mostrando o personagem Ignatius Martin Perrish acordando em seu quarto sem saber muito bem como foi parar lá depois de mais uma noite de bebedeira com algo diferente, algo que não fazia parte dele: um belo par de chifre recém - nascidos.
Em seu desespero ele acaba por mijar no próprio pé pela segunda vez em 12 horas, e pensa em correr atrás de um médico.

O único problema é que quando ele vai pedir ajuda para sua namorada, pedir que ela leve ele até o médico algo muito estranho acontece, ela parece ficar desfocada da realidade e conta um segredo terrível, algo que por mais verdadeiro que seja não deveria nunca ser contado, e ela faz isso com a maior naturalidade do mundo, ela diz algo mais ou menos assim: "Sabe aquele seu amigo Lee, então, eu fiz sexo oral nele, no estacionamento do bar, na frente de alguns carinhas e nem me importei." Atenção eu estou suavizando o que ela disse, deixando mais bonito de ser lido.

Então Ig resolve simplesmente partir indo atrás sozinho de um médico, quando chega lá mais verdades imundas são ditas, desde eu odeio minha mãe e quero mata-la, até eu faço sexo com o meu instrutor de golfe. Deixando claro e evidente o quanto que o mundo anda podre. Ele sai de lá mais desnorteado ainda e vai atrás da Igreja, e lá as coisas não são diferentes, todos contam o seus piores segredos, sem nem se importar com quem isso vai atingir.

E para Ig que vive numa cidade onde a maioria das pessoas o odeiam e acreditam cegamente que ele é culpado por estuprar e matar  Merrin, a menina que foi sua namorada por mais de 6 anos, é ligeiramente preocupante o que as pessoas acham dele, e isso vem a tona quando a vó demonstra claramente ter nojo de ficar perto do nosso Diabo. A mãe não quer saber dele e o pai faz uma revelação impressionante, ele mandou destruir as evidências, usando de toda sua influencia, graças aos vários anos tocando trompete com grandes nomes da música.
"- E você realmente acredita que eu a matei? Nunca lhe ocorreu que as evidencias que você fez Gene queimar poderiam ter me salvado pai? Toda as vezes que eu disse que não tinha feito nada, você nunca acreditou que talvez, só talvez, eu pudesse ser inocente? - Disse Ig.
Seu pai o encarou, sem poder responder por um momento. Então disse:
- Não Na verdade, não. Para ser honesto, fiquei até espantado de você não ter feito nada a ela antes. Sempre achei que você era um merdinha esquisito. "
Sentindo raiva e frustração sai correndo de casa e topa com seu irmão e nesse momento somos surpreendidos, o irmão sabe quem matou Merrin e conta a Ig, nesse momento toda sua raiva explode e...
Chega de revelações sobre o enredo!

O livro segue um clima de suspense, deixando uma sensação de que tudo está ferrado para Ig, e Joe Hill vai nos apresentando melhor os personagens para entendermos melhor suas motivações atravês de flashbacks deixando então a história mais angustiante, pois naquele momento que você quer ver o que o Ig vai fazer com o cara que matou o amor da sua vida, a história é cortada e volta para anos antes, onde tudo começou.
E volta ao presente, e de repente ele volta ao passado e dá enfoque na visão de um personagem especifico, e nesse ritmo ele leva a história.

Em alguns momentos ele acaba exagerando e deixando as coisas um pouco obscenas até de mais, por exemplo:
" Depois de um dia inteiro debaixo do sol, a bebida estava quente, mas ele não se importou. Tinha o mesmo gosto da boceta de Merrin: oleoso e metálico."
Mesmo assim, apesar de algumas partes desnecessarias ou que podiam ter sido suavizadas um pouco, apesar de já ter ouvido amigos dizerem que se o livro trata do Diabo para que suavizar, então na minha opinião podia ter sido um pouco mais leve em algumas colocações, Joe Hill conseguiu me surpreender fazendo uma bela história, usando algo diferente do que inunda as prateleiras das livrarias de hoje, utilizando um enredo diferente que foi muito bem aproveitado, nos deixando ligados até a ultima pagina, esperançosos por chegar ao final.
É isso gente, fica a dica.

Avaliação

5 comentários:

Tenho curiosidade de ler esse livro mas naum está no topo da minha lista...

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/
 
Hey ^^

Terminando Estrada da Noite EU PRECISO ler esse livro <3

Xoxo

:: Loma
 
Terceira resenha excelente que leio.
Fiquei com medo no início de me deixar levar por causa do pai dele, mas comprei o Estrada da Noite.
Com certeza vou querer O Pacto tbm!

@thaorteg
 
Parace ser foda!!!!!!Só naõ entedi uma coisa,tem alguma coisa a ver com o diabo diabo mesmo?
 
Eu quero muito ler esse livro, a resenha me interessou bastante, mas ainda não tive a oportunidade.
 

Postar um comentário