25 abril, 2011

Eu vou ler #14

Olá gente. Como foi a páscoa de vocês? A minha foi sem chocolate :(
Maaaas, voltando ao foco... Hoje é segunda feira, entáo é dia de Eu vou ler. A pedidos, o tema vai ser biografias. E como eu sou músico (ou pelo menos tento) vou falar de 3 dos vocalistas mais consagrados do Rock.


SCAR TISSUE: A Vida Alucinada do Vocalista dos Red Hot Chili Peppers de Anthony Kiedis, Larry Sloman
"Live fast, die young. Viva rápido, morra jovem. Felizmente Anthony Kiedis não seguiu esse lema que tantos outros astros do rock levaram ao pé da letra - Kurt Cobain que o diga. Mas não porque não quis. Kiedis viveu sempre no limite, on the edge, e ainda vive. Sua vida é tão alucinada quanto suas músicas com os Red Hot Chili Peppers. É bloodsugarsexmagik versus Californication.
E está tudo contado e documentado em Scar Tissue, que, mais do que uma autobiografia ou diário, é como um documentário da vida na fast lane. Kiedis não esconde nada ou quase nada de sua jornada de drogas, sexo e rock´n´roll, que não é sempre tão glamorosa quanto a imprensa musical vende. Pode ser também muito dolorida. Mas é sempre intensa.
O garoto com sangue de várias nacionalidades, inclusive com um toque indígena à la Hendrix, sabia desde cedo que não levaria uma vida dita normal. Apresentado às drogas aos 11 anos pelo pai hippie, Kiedis júnior também conheceu o sexo logo e amou muitas mulheres, tão loucas quanto ele. Mas teve seu futuro definido quando conheceu uns maluquetes na Fairfax High School, em Los Angeles. O garoto do meio-oeste, que nunca se encaixava em lugar nenhum, achou um lar e amigos para o resto da vida. E a sua banda foi sempre uma extensão disso tudo.
O livro é assim. Às vezes tão chocante quanto uma reunião de drogados under the bridge downtown, e também muito divertido e anárquico como um show do RHCP. Nele, Kiedis não pede piedade, não se arrepende de nada, nem tenta se mostrar melhor ou pior do que ninguém. É apenas honesto e direto, como em suas canções. Expõe as veias abertas, as cicatrizes... " - (Tom Leão)
Não tem como eu falar de música e não comentar sobre Red Hot. É minha banda preferida e a que me fez definitivamente  gostar de rock. E como eu já assisti a biografia do Anthony na MTV sei que daria um filme bem interessante. O livro saiu pela Ediouro em 2005 e tem 336 páginas. Ah, estou me segurando para não comprar livros, justamente para ir no show deles no Rock in Rio *-*

EU SOU OZZY de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne é um dos nomes mais importantes no rock. Ao formar a banda Black Sabbath, ele ajudou a moldar um estilo que, anos mais tarde, se tornaria conhecido no mundo todo e adorado por milhares de fãs. Além do impacto musical, sua personalidade carismática e desvairada foi responsável por sua popularidade. Nos anos loucos em que esteve à frente do Sabbath, Ozzy protagonizou episódios de exageros com drogas, os quais resultaram em sua saída do grupo. Iniciou uma carreira solo bem-sucedida, também permeada pelos excessos. Após a morte trágica do guitarrista de sua banda e grande amigo Randy Rhoads em um acidente de avião, Ozzy diminuiu o ritmo e a intensidade de seu comportamento, mas nunca o talento. Lançou discos excelentes que se tornaram clássicos e voltou a se reunir em algumas turnês com a antiga formação do Black Sabbath. Formou uma família tão feliz quanto insólita, o que lhes rendeu o convite para protagonizarem um reality show na MTV, "The Osbournes". Nesta autobiografia, o “madman” conta em detalhes e com muito humor sua trajetória de sucesso, escândalos, amor e muito rock ‘n’ roll.
o Titio ozzy despensa comentários. Já comeu morcego por engano, é considerado o principe das trevas, vocalista do Black Sabbath e criador do Ozzfest, não precisaria falar mais nada. Fora que eu já li o primeiro capítulo do livro e dei muita risada. Eu adorava o programa The Osbournes que mostrava o dia-a-dia da família dele.


MAIS PESADO QUE O CÉU de Charles R. Cross
Biografia completa do líder da banda Nirvana, responsável por colocar Seattle no cenário do rock internacional. A pesquisa do jornalista Charles R. Cross durou quatro anos. Foram mais de quatrocentas entrevistas e livre acesso a diários, letras e fotos do cantor. Ele reconstitui a infância de Cobain, que vivia num trailer com a família, a ascensão meteórica e sua conturbada relação com Courtney Love, entre outros detalhes.
 Kurt é uma das figuras mais emblemáticas e loucas do rock e só por isso eu já acho que vale a pena ler a biografia dele. Embora eu goste de Nirvana, não sou nenhum fã da banda. Porém, muitas das bandas mais atuais que gosto, principalmente de metal alternativo(Post-grunge, New Metal...) em geral, foram influenciadas ou até tiveram espaço a partir do Nirvana. Também quero ver se tem algo dizendo sobre a misteriosa morte dele.

0 comentários:

Postar um comentário