25 abril, 2011

Resenha: Água para Elefantes - Sara Gruen

Esse será o primeiro livro de parceria resenhado aqui no blog. Água Para Elefantes de Sara Gruen, saiu em 2007 pela editora Sextante e já está em cartaz nos cinemas. E foi justamente por esse motivo que resolvi pegar pra ler (Gosto de ler antes de ver as adaptações).

Antes de começar a resenha, preciso dizer que não sabia o que esperar do livro. Apesar de não ser muito fã de romances "normais" e não gostar de circo, resolvi ir em frente.

Dessa vez eu não irei falar muito da história para não estragar a surpresa de quem ainda não leu.

Água para elefantes conta a história de Jacob Jankowski, um velhinho polonês que aos 90 anos (ou 93... ele não sabe ao certo) vive em uma casa de repouso. Quando o circo chega na cidade, Jacob relembra da sua juventude e nos leva a conhecer os segredos que ele nunca revelou antes.

Quando tinha apenas 23 anos e era estudante de veterinária, Jacob é perde os pais em um acidente de carro. E para piorar, todos os bens deixados são pegos pelo banco para quitar a hipoteca da casa, da qual ele nem sabia. Desolado e sem saber o que fazer, ele larga a prova final da faculdade no meio, e anda durante horas sem rumo. Até que ele vê um trem passar e por impulso, pula para dentro dele.

O trem é do "Circo dos irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra". Lá ele é admitido para cuidar dos animais e conhece Rosie, a simpática e desastrada elefanta, e Marlene, a estrela do número com os cavalos com quem Jacob viria a se apaixonar. O problema é que Marlene é mulher de August, seu chefe que sofre de distúrbio bipolar e é irmão do empresário do circo, Tio Al.

O livro é narrado em primeira pessoa no presente, o que não prejudicou em nada nesse livro, diferente de outros com o mesmo tipo de narrativa.  A leitura é leve, simples e com detalhes bem descritos, Sara Gruen fez com que eu me interessasse pelo circo (embora eu continue sem interesse em ver ele pessoalmente). Mas é claro que em meio aos espetáculos, também vemos os maus tratos que os animais sofrem.

Apesar de ser um pouco rabujento, o velhinho Jacob é estremamente carismático e até engraçado. Ele me lembrou o velhinho do filme UP: Altas aventuras :)

No final do livro a autora deixa uma nota falando sobre o que a inspirou para criar Água para elefantes. Gostei de saber que por trás da obra, tem todo um momento histórico acontecendo.

Por ser bonito, bem escrito, e ter um enredo diferente de tudo o que está na moda, eu indico esse livro. Principalmente para as pessoas que aprereciam o circo.

Avaliação

0 comentários:

Postar um comentário