16 julho, 2011

Resenha: O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Olá leitores. Hoje resolvi trazer para vocês a resenha, que já devia ter feito a muito tempo, de uma série muito conhecida e adorada.

O Ladrão de Raios é o primeiro de uma série de cinco livros e já foi adaptado para o cinema (Na pior adaptação que eu já vi) pelo direto Chris Columbus, o mesmo que dirigiu os dois primeiros filmes da série Harry Potter
Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.
   Se você está lendo isso porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: Feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal. pág. 9
Assim começa a história...

Percy Jackson é um garoto de 12 anos que sofre de déficit de atenção, dislexia e sempre se mete em confusão, ou melhor, a confusão o procura. Depois de ser expulso de várias escolas, Percy acaba indo para a Academia Yancy, um internato para crianças problemáticas. 

Até que em uma escursão com a escola ele Percy é atacado pela sua professora, que na verdade é uma Fúria (personificações da vingança que punem os mortais).  Salvo por seus professor de história, o famoso centauro Quiron disfarçado de aleijado, Percy é levado para casa por seu amigo Groover, que na verdade é um fauno. Chegando lá, sua mãe lhe conta toda a verdade. Percy é um semideus, e precisa ser levado com urgência para o Acampamento Meio-Sangue, o único lugar seguro para pessoas iguais a ele.

No caminho, eles são atacados por um minotauro que transforma a sua mãe em pó um pouco antes da entrada do acampamento. 

Uma vez lá dentro, Percy aprende a batalhar e faz algumas amizades, conhece Annabeth (filha de Atena) e é hospedado no chalé de Hermes, onde todos os heróis ficam até que seu verdadeiro pai se manifeste. No total são 12 chalês, cada um pertencente aos filhos de um Deus.


Depois  de um tempo, Percy descobre que é filho de Poseidon, um dos 3 grandes ao lado de seus irmãos Zeus e Hades. Mas para seu azar, Zeus está culpando Poseidon pelo roubo do Raio Mestre. Mas como Deuses não podem roubar Deuses, a culpa cai sobre Percy. Assim ele recebe uma missão: Recuperar o Raio Mestre de Zeus para provar inocência sua e do pai. E no meio do caminho, ir até o reino de seu tio Hades (o submundo) buscar sua mãe. Para essa tarefa, ele conta com Groove, Annabeth e sua espada Contracorrente.

Quem procura um livro cheio de ação, engraçado e direto ao ponto, a série Percy Jackson e os Olímpianos é uma ótima escolha. Esse foi o primeiro livro que li em 1° pessoa e por mais que esse tipo de narrativa te de apenas um ponto de vista da história, nesse livro isso funciona muito bem.

Riordan conseguiu abordar a mitogia grega de forma moderna, tornando muito mais fácil a aprendizagem. Pra mim que sempre achei mitologia muito interessante, mas não conseguia ler um livro sobre o assunto devido a forma "escolar" como muitos são escritos, que tornava a leitura pesada e até chata, adorei O Ladrão de Raios. 

É claro que não temos como negar as semelhanças com Harry Potter, que são inúmeras e daria uma bela lista. Mas, embora a "receita" seja a mesma, o tema e a abordagem são totalmente diferentes. Então não deixe de ler Percy Jacson por esse tipo de crítica, pois comparações são inevitáveis. Por exemplo: Toda história sobre a Terra Média que chame atenção vai ser comparada a O Senhor dos Anéis.

Infelizmente o filme foi uma decepção. Para quem não leu os livros pode até ser legal, mas a história ficou extremamente superficial. Cortaram a trama dos livros, é como se fosse um filme único -.-.

Recomendado. Adorei todos os personagens, e a escrita de Riordan não da vez ao marasmo.

Avaliação

0 comentários:

Postar um comentário