25 maio, 2022

Resenha: Condado Maldito 1 - Bruxas & Assombrações





Sinopse: Emmy sempre soube que a floresta ao redor de sua casa estava cheia de fantasmas e monstros. No entanto, na véspera de seu aniversário de dezoito anos ela descobre que está conectada a essas criaturas — e à própria terra — de uma maneira que não imaginava ser possível.
 
 Nesse primeiro volume, Condado Maldito traz uma bruxa com tons mais históricos, como as de Salem, porém, não abre mão dos elementos mais ocultistas/fantásticos recorrentes em histórias de horror com o tema, como necromancia. E isso é um prato cheio para quem gosta do gênero.

Ainda que seja da Darkside e tenha como protagonista uma adolescente, o que acaba evidenciando alguns elementos típicos de problematização familiar e autodescoberta, não se trata necessariamente de uma HQ puramente juvenil, uma vez que essas questões estão intrinsecamente ligadas às raízes da trama e motivações dos outros personagens. Sendo assim, desde o começo vemos a história se costurando bem, o que deixa a leitura instigante e coesa.

Tendo tudo isso em mente, vale algumas ressalvas. Há muito pouco de novo sendo abordado aqui, com destaque para as "peles falantes". Por enquanto tudo é muito introdutório. A promessa de algo violento e macabro pode frustrar quem espera que a capa faça jus a história, embora a ambientação e o clima construído pelas ilustrações de Tyler Crook sejam um ponto alto na HQ. Ainda que não saibamos as reviravoltas que nos reservam os outros 7 livros, neste primeiro momento ficamos restritos a desenvolvimentos um pouco batidos que nos fazem desconfiar de onde a trama nos levará, com raros momentos mais criativos.

Vale se deixar levar pelo carisma e estranheza da protagonista (quem sabe até por um desejo de vingança). Curioso pelo próximo, pois vejo muito espaço pra evolução gradual, mas baixei minha expectativa por algo mais original e realmente macabro como a capa sugere.

Quanto aos demais conteúdos: O livro traz Sketchbook dos artistas com comentários e a romantização do primeiro capítulo, formato inicialmente pensado para a história, enriquecendo muito o material final.



0 comentários:

Postar um comentário