31 dezembro, 2010

Resenha: Wake - Lisa McMann

Olá leitores, venho finalmente fazer minha primeira e ultima resenha do ano, já que hoje é dia 31 de dezembro , e o livro escolhido foi Wake. Já faz um tempinho que li esse livro, pra ser mais exato em agosto. Comprei ele logo que foi lançado, em uma oferta irresistível na internet.

Wake foi o livro que me fez voltar a leitura em 3º pessoa, e nossa!... já estava com saudades desse tipo de narração. Se por um lado livros em 1º pessoa te mostram os pensamentos do personagem principal, os livros em 3º mostram uma visão mais ampla sobre a história, e por isso que eu prefiro.
"Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos"  - Cassandra Clare
O livro conta a história de Janie, uma garota pobre  de 17 anos que aos 8 descobre ter o "dom" de entrar no sonho das pessoas. A Coitada não pode ficar perto de ninguém que esteja dormindo que acaba sendo sugada para o sonho do infeliz. Isso a faz descobrir alguns segredos que ela gostaria de não saber. E é claro que ela não conta sobre nada disso pra ninguém, afinal, quem acreditaria? 

Até que um dia Jane é tragada para dentro de um sonho horrível, eu não achei tão horrível assim e nele ela passa a ser não só uma telespectadora, mas sim uma participante. (aí sim a coisa pode ser tensa). E como se não bastasse, ela ainda tem que viver com uma mãe alcólatra e aguentar as piadinhas das meninas mais populares da escola

Para balancear um pouco, ela conhece a senhorita Stubin, uma senhora de idade que reside no asilo Heather, (lugar onde Janie trabalha), e que vai ser muito importante em sua vida. Além de contar sempre com sua melhor amiga Carrie, e com Cabel, o ex-esquisito do colégio, que agora está irreconhecível. Cabel também é do bairro pobre, tem poucos amigos  e também não é o mais popular do colégio. Os dois começam a se envolver e se tornam confidentes. Para poder ajudar Janie, Cabel começa pesquisar sobre sonhos, e acaba descobrindo informações úteis, como por exemplo, manipular seus sonho. A partir dai a história vai ficando mais interessante.

Wake me chamou atenção de primeira. Quando vi que a série estava pra ser lançada no Brasil, fui ver do que se tratava e logo que vi a capa me interessei. Li a sinópse pra saber do que se tratava, afinal, se capa fosse sinônimo de qualidade alguns livros nunca teriam feito sucesso. E gostei do que li, uma história promissora, com uma temática diferente. 

O bom do livro é que ele vai direto ao ponto, não tem aquela descrição exarcebada e não fica enchendo linguiça para ter bastante páginas, que muitas vezes pode cansar ou confundir o leitor. É simples, curto e direto. As letras são bem grandes, e a estrutura lembra um diário. Outra coisa que gostei foi da protagonista. Ela não é fútil e exagerada como algumas outras por ai. Ela tem um pouco mais de mentalidade e conteúdo, trabalha para futuramente conseguir pagar uma faculdade, e mesmo tendo uma vida corrida, difícil e diferente, não fica se lamentando pelos cantos toda hora.

A parte negativa são os diálogos que são bem confusos (hora com travessão dividindo falas e comentários narrados, hora não), de vez em quando tem até uma fala perdida em um parágrafo da narrativa. Isso acaba sendo irritante e meio confuso. A história é narrada no presente, o que é muito estranho no começo, eu mesmo demorei pra me acostumar 

"Janie anda com dificuldade até sua casa. Ignora os cães latindo"

Embora eu tenha gostado do livro, confesso que me decepcionou um pouco. Esperava mais. Não teve aquele suspense todo que eu imaginei ter quando li a sinopse. Talvez, minha expectativa fosse alta demais, e isso acabou me atrapalhando. Mas principalmente do meio para o fim, o livro melhora muito, e finalmente deixa ansioso pra saber o quer vai acontecer . Vamos ver se Fade traz o que faltou de suspense e ação que fiquei esperando em Wake

 Avaliação

 

4 comentários:

Parabén pela primeira resenha ficou bem legal!!!

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/
 
Hey ^^

Estou com ess e Fade aqui + a lista anda enorme, porém amei a resenha e me deu mais vontade em ler.

Xoxo

:: Loma (www.night-angel.org)
 
Oiii

Eu quero comprar em breve esta trilogia! Wake parece ser bom :))
 
Hey mafagafiinho!
Realmente, acho que a sinopse deixa a desejar.
A trilogia Dream Catcher não é suspense. Não consigo classificá-la num gênero. Acho que a trilogia em si, mostra que a vida pode ser cruel.
Já com falas perdidas, acho que foram falhas da editora, mas nem me importei, pois sou confusa para ler também!
E realmeente, gostei muito da escrita de Lisa Mcmann.Não só a escrita, mas como a criatividade e a história ;D

xoxo
Camila
http://highwaytobooks.blogspot.com/
 

Postar um comentário