06 julho, 2011

Resenha: A Terra das Sombras - Meg Cabot

Olá leitores \o/
Como esses último mês eu não tive muito tempo, estou devendo algumas atualizações no blog. Tenho algumas resenhas atrasadas para fazer e resolvi começar pelo primeiro volume da série A Mediadora.

Suzannah Simon é uma adolescente de 16 anos que está se mudando para uma pequena cidade na California por causa do casamento de sua mãe com Andy. Além de um padrasto, ela ganha mais 3 meio-irmãos: Jake, Brad e o caçula David (carinhosamente apelidados por Suze de Soneca, Dunga e Mestre, o único novo irmão que ela se dá bem). Mas a vida de pessoa normal para exatamente nesse ponto.

Suze é uma mediadora. Ela pode não só ver os mortos, mas também interagir com eles. Tem como missão fazer com que eles sigam em frente. Mas como Suze é um pouco "pavio curto" e os mortos nem sempre estão afim de obedecer, o serviço não é sempre tão fácil. Claro que ela nunca chegou a mencionar esse "dom" com sua mãe (o que explicaria todas suas confusões e machucados, sem contar nas vezes que foi pega pela polícia). Casos esses, que fazem Soneca pensar que ela é de alguma gangue. 

Um dos visitantes mais frequentes é seu falecido pai, que é mais presente agora do que quando vivo. Para melhorar, a sua nova casa e sua nova escola, são construções antigas, lugares onde costuma-se ver mais fantasmas. 

E é exatamente em seu quarto que ela conhece Jesse, um fantasma latino de 150 anos que para sua insatisfação permanece no local que morreu. Com o passar do tempo Suze acaba se acostumando com a presença de Jesse, que insisti em não falar sobre seu passado.

Na escola Junupero Serra, ela faz amizade com Cee Cee e Adam, e conhece o bondoso padre Dom,  diretor e primeiro mediador que Suze conhece (embora ele seja o oposto no tratamento com os fantasmas). Para balancear, ela ganha a antipatia da fantasma Heather, que era aluna e usava a mesma porta de armário que Suze.
*************************************************************************
O livro é pequeno, com letras bem grandes e narrado em 1° pessoa. o que, assim como no Percy Jackson, o torna bem divertido pelos pensamentos e visão de mundo da protagonista. 

Justamente pela leitura simples e descontraída o livro flui muito bem. Os personagens são singulares, tem um personagem para cada tipo de pessoa. O inteligente, o bondoso, a fútil... e nenhum parece "forçado". Em alguns momentos a Suze dá nos nervos pela teimosia e crises de adolescência. Mas é melhor assim, afinal, eu me irrito com livros em que todos os personagens são perfeitos.

Como eu já li a série inteira, posso garantir que é uma boa para você que gosta de YA, e procura uma história rápida, divertida e interessante. Ou se você andou lendo alguma coisa bem complexa e quer relaxar um pouco.

Avaliação

Veja mais detalhes sobre a série aqui >> Ficha A Mediadora - Meg Cabot

0 comentários:

Postar um comentário