05 dezembro, 2012

Resenha: O Inverno das Fadas - Carolina Munhóz


Olá pessoal! Momento especial pra mim agora, afinal, é a minha primeira resenha!
Comprei "O Inverno das Fadas" esse ano na Bienal, e o principal motivo de eu ter me encantado com ele foi a capa, como todo esse seu charme sombrio.

Terminei em três dias e logo fiz a resenha, mas só agora que reinauguramos o site que estou tendo a oportunidade de postá-la.
Então, vamos lá.
"[...] Sophia Coldheart chorava, ainda sentindo o perfume e vendo o rosto do homem em sua mente. Estava muito assustada. A dor que sentia por ter perdido Brad se tornaria bem maior, quando chegasse a hora do escritor. Quando chegasse o momento de tirar a vida dele.

Ela não queria perder William.

Por que precisava perdê-lo?" pág. 132


   Atualmente o universo dos livros está saturado de romances de vampiros, lobisomens, anjos, zumbis e uma variedade enorme de seres sobrenaturais, e é difícil encontrar algum realmente bom, aqueles que nos faça parar para refletir. O Inverno das Fadas foi um deles.

   A jovem escritora brasileira conta a história de Sophia Coldheart, uma Leanan Sídhe, espécie de fada que se alimenta da energia de artistas muito talentosos, sugando toda sua vida, em troca de uma inspiração de outro mundo - literalmente. Eles se apaixonam perdidamente pela 'diva' enquanto fazem tudo o que ela lhe pede.

O problema é quando Sophia conhece sua próxima vítima, William Bass, e descobre que talvez possa sentir algo por ele. Porém, se apaixonar não é assim tão fácil para uma fada. Se eles ficam juntos, ele morre. Se ficarem separados, tentarão levar uma vida vazia e triste sozinhos.


 O livro explora várias questões importantes na vida do ser humano, como a da escolha. Muitas vezes nos deparamos com decisões difíceis, porém necessárias, e nesse caso, todas as opções levam a um destino trágico. E também mostra não só o lado belo das coisas, como também a parte negra de uma fada - até então mais conhecida por ser sempre 'boazinha'.

   Como de costume sempre fico meio receosa na hora de ler um livro nacional, sempre imagino aqueles clássicos que é um pé no saco pra ler  pois nunca sei o que esperar. E esse me surpreendeu. Não só pela qualidade da escrita, como o universo totalmente novo que a Carolina foi capaz de criar. Isso é só uma prova do quanto a literatura brasileira vem crescendo nos últimos tempos.

    E um detalhe interessante é que a escritora coloca como título de cada capítulo o trecho de alguma música internacional, como também cita a todo momentos várias obras clássicas como Harry Potter, o que me deixou extremamente feliz, afinal sou uma potterhead maníaca.

   Super recomendo para quem está afim de ler um bom livro de fantasia, mas que ainda se aproxima da realidade.

Avaliação

0 comentários:

Postar um comentário