05 março, 2013

Resenha: As Aventuras do Caça-Feitiço vol. 1 O Aprendiz - Joseph Delaney

Olá pessoas. Um pouco sumido estou, é verdade... Continuo minha mania de ler vários livros ao mesmo tempo. Mês passado comprei um box dessa série a qual resenho aqui seu primeiro volume: As Aventuras do Caça Feitiço. Já havia lido o primeiro em 2008. Como vocês perceberão mais durante a resenha, obtive uma ótima experiência lendo. Quando o box chegou, reli o novamente em menos de uma semana. Já estou indo para o 4º volume então aguardem mais resenhas sobre a série nos próximos dias. E vamos lá:
"- O caça-feitiço treinou muitos, mas pouquíssimos terminaram o aprendizado - disse minha mãe - E os que terminaram não se igualam a ele, são medíocres ou fracos ou covardes. Tomaram um caminho equivocado. Portanto, agora só resta você, filho. Você é a última chance. A última esperança. Alguém tem que fazer este trabalho. Alguém tem que enfrentar as trevas. E você é o único que pode"

Thomas J. Ward é o sétimo filho de um sétimo filho, e por isso, possui habilidades especiais. Ele mora com seus pais e o irmão mais velho de sua família em um sítio na região do Morro do Carrasco, no Condado. Os pais arranjaram para o menino o ofício de aprendiz do Caça-Feitiço local, o Sr. John Gregory. Um caça-feitiço combate seres das trevas como ogros e feiticeiras, mas isso tem um preço. Uma vida solitária aguarda Tom pois sua profissão, apesar de necessária, não é vista com bons olhos. 

Uma certa manhã enquanto fazia um serviço para o Sr. Gregory, Tom conhece Alice, sobrinha da infame Lizzie Ossuda, feiticeira dos arredores da cidade de Chipenden. Refém de uma promessa feita para a menina, Thomas coloca em risco a vida dos habitantes ante a possibilidade de Mãe Malkin, poderosa feiticeira, ressurgir da cova onde está enterrada.
O livro é feito para um público mais infanto-juvenil, vê-se isso claramente, mas vai agradar a todas as idades devido a sua história bem construída (lembrando muito a saudosa Coleção Vagalume) e o enredo leve e fácil de se ler. Cada capítulo vale seu espaço e não temos a sensação de informações desnecessárias (ou em excesso) ou de perda de tempo.

Escrito como um diário de Thomas, narrador em primeira pessoa, desde o início temos a ideia que o aprendiz agora se encontra velho e experiente e está publicando suas aventuras da infância. Ainda assim, Delaney faz um bom trabalho para explicar situações que Thomas não presenciou, muitas vezes usando personagens narrando o fato ao garoto e felizmente soando coeso com a história.

Adianto aqui dizendo que a série não sofre do que costumo chamar de Síndrome de Dragon Ball (a cada Saga surge um vilão mais poderoso que o anterior que era conhecido como o vilão mais poderoso do universo). Cada livro apresenta uma situação incomum que coloca em risco a vida de Tom, o Caça-Feitiço e da população do Condado e sua resolução sempre surpreende pela criatividade, além de fazer você querer saber o que acontece no livro a seguir.

Um parabéns para a Bertrand Brasil que até agora não lançou uma edição simplificada da série. Todas as capas possuem texturas, relevos, a impressão de um verdadeiro livro de época. A úncia crítica é a demora da editora para lançar os livros. Foram lançados 6 (7 a partir de Abril) dos 11 livros. No fim do ano, está confirmada a tradução de O Bestiário, uma espécie de guia escrito pelo Caça-Feitiço onde poderemos saber mais sobre os monstros e feiticeiras desse maravilhoso mundo e a forma de combate-los caso pintem por aqui, no nosso.

0 comentários:

Postar um comentário