No dia 16 de agosto é comemorado o Dia do Filósofo, uma data que nos convida a refletir sobre as grandes questões da humanidade, da existência e do conhecimento. A filosofia, uma das mais antigas áreas do saber, moldou o pensamento crítico e influenciou diversos campos do conhecimento humano. É por meio dela que questionamos as normas estabelecidas, analisamos o sentido da vida e buscamos compreender o mundo que nos cerca.
Em homenagem a esse dia, separamos alguns dos livros mais importantes e influentes da filosofia. Confira!
A República - Platão
Filósofo grego e discípulo de Sócrates, Platão viveu entre os séculos V e IV a.C. A República explora temas como justiça, política e a natureza da alma humana, estabelecendo as bases para a filosofia ocidental.
O Príncipe - Nicolau Maquiavel
Diplomata italiano, é considerado o pai da ciência política moderna. Em O Príncipe, ele oferece ele apresenta uma análise pragmática sobre o poder e a liderança, onde a eficácia justifica os meios empregados.
Assim Falou Zaratustra" - Friedrich Nietzsche
Nietzsche foi um filósofo alemão que desafiou as tradições morais e religiosas do Ocidente. ”Assim falou Zaratustra” explora temas como a morte de Deus, a condição humano e o eterno retorno, através de alegorias e uma narrativa poética.
Ética a Nicômaco - Aristóteles
Um dos mais importantes filósofos gregos e discípulo de Platão. Em ”Ética a Nicômaco”, Aristóteles explora a natureza da virtude e do caráter humano, propondo que a felicidade é alcançada através da prática da virtude.
Os Analectos - Confúcio
O Ser e o nada - Jean-Paul Sartre
Sartre foi um filósofo existencialista francês, além de dramaturgo e crítico literário. Em O Ser e o Nada, Sartre explora a natureza da existência, liberdade e responsabilidade, apresentando sua famosa distinção entre ser-em-si e ser-para-si.
Crítica da razão pura - Immanuel Kant
Kant foi um filósofo iluminista cuja obra “Crítica da Razão Pura” é considerada uma das mais importantes na filosofia moderna. O livro investiga os limites e as capacidades da razão humana, questionando como percebemos e entendemos o mundo.
0 comentários:
Postar um comentário